Bacterial Diseases PDF Download: o livro em formato PDF que explica as causas, sintomas, diagnóstico
- cotemaverrave
- Aug 24, 2023
- 14 min read
Doenças bacterianas: o que você precisa saber
As bactérias estão por toda parte. Eles vivem em sua pele, em seu intestino e no meio ambiente. A maioria deles é inofensiva ou até benéfica para a saúde. Mas algumas bactérias podem causar doenças graves que podem afetar sua pele, pulmões, cérebro, sangue e outras partes do corpo.
bacterial diseases pdf download
Neste artigo, você aprenderá o que são bactérias e doenças bacterianas, como elas causam doenças, quais são os sintomas de infecções bacterianas e quais tipos de doenças bacterianas existem. Você também aprenderá como diagnosticar e tratar doenças bacterianas e como evitar que elas se espalhem.
Introdução
O que são bactérias e doenças bacterianas?
As bactérias são seres vivos com apenas uma única célula que podem se reproduzir rapidamente. Existem milhões de bactérias que vivem ao nosso redor - no solo ou na água e nas superfícies de nossas casas e locais de trabalho. Existem até milhões de bactérias que vivem em sua pele e dentro de seu corpo.
A maioria das bactérias não é prejudicial e muitas são até úteis. Eles podem ajudá-lo a digerir alimentos e matar outras formas nocivas de bactérias que tentam invadir seu corpo. Mas mesmo os úteis podem prejudicá-lo se crescerem onde não deveriam.
Uma doença bacteriana é uma doença causada por uma infecção bacteriana. Uma infecção ocorre quando bactérias nocivas entram em seu corpo e começam a se multiplicar ou liberar toxinas (venenos). As doenças bacterianas podem se espalhar entre as pessoas, em partículas transportadas pelo ar (gotículas), por picadas de insetos ou por alimentos, água ou superfícies contaminadas.
Como as bactérias causam doenças?
As bactérias podem causar doenças de diferentes maneiras:
Por secretar ou excretar toxinas (como no botulismo ou intoxicação alimentar).
Ao produzir toxinas internamente, que são liberadas quando a bactéria se desintegra (como na febre tifóide ou no tétano).
Ao induzir sensibilidade às suas propriedades antigênicas (como na tuberculose ou na doença de Lyme).
Invadindo e danificando tecidos ou órgãos (como na pneumonia ou meningite).
Quais são os sintomas de infecções bacterianas?
Os sintomas das infecções bacterianas dependem do tipo de bactéria envolvida, da parte do corpo afetada e da gravidade da infecção. Alguns sintomas comuns incluem:
Febre.
Arrepios.
Dor.
Vermelhidão.
Inchaço.
Pus.
Tosse.
Dor de garganta.
Náusea.
Vômito.
Diarréia.
Irritação na pele.
Tipos de Doenças Bacterianas
Doenças transmitidas por alimentos
Doenças transmitidas por alimentos são doenças causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminada com bactérias nocivas ou suas toxinas. Algumas das bactérias mais comuns que causam doenças transmitidas por alimentos são Salmonella, Campylobacter, E. coli, Listeria e Clostridium botulinum.
Exemplos: Salmonella, Campylobacter, E. coli, etc.
Salmonella é um tipo de bactéria que pode causar diarreia, febre e cólicas abdominais. Pode ser encontrado em aves, ovos, carne e laticínios crus ou mal cozidos. Também pode ser transmitida pelo contato com animais infectados ou suas fezes. A infecção por Salmonella geralmente dura de 4 a 7 dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. No entanto, em alguns casos, pode causar desidratação grave, infecção da corrente sanguínea ou artrite reativa.
Campylobacter é um tipo de bactéria que pode causar diarreia, febre e dor abdominal. Pode ser encontrado em aves cruas ou mal cozidas, carne e leite não pasteurizado. Também pode ser transmitida pelo contato com animais infectados ou suas fezes. A infecção por Campylobacter geralmente dura de 2 a 5 dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento. No entanto, em alguns casos, pode causar complicações como a síndrome de Guillain-Barré, uma doença rara que afeta os nervos.
E. coli é um tipo de bactéria que pode causar diarreia, cólicas abdominais e, às vezes, fezes com sangue. Pode ser encontrado em carne crua ou mal cozida, especialmente carne moída e água ou produtos contaminados. Também pode ser transmitida pelo contato com pessoas ou animais infectados. A maioria das infecções por E. coli são leves e duram de 5 a 10 dias.No entanto, algumas cepas de E. coli podem produzir uma toxina chamada toxina Shiga, que pode causar danos renais graves ou morte.
Causas, sintomas, tratamento e prevenção
A principal causa de doenças transmitidas por alimentos é a ingestão de alimentos ou água contaminada com bactérias nocivas ou suas toxinas. Isso pode acontecer devido ao manuseio, cozimento ou armazenamento inadequado dos alimentos, ou devido a práticas de higiene inadequadas dos manipuladores ou consumidores de alimentos.
Os sintomas das doenças transmitidas por alimentos variam dependendo do tipo de bactéria envolvida, mas geralmente incluem diarreia, febre, dor abdominal e, às vezes, vômitos ou náuseas. Os sintomas geralmente aparecem dentro de horas ou dias após a ingestão de alimentos ou água contaminados.
O tratamento das doenças transmitidas por alimentos depende da gravidade e do tipo de infecção. A maioria dos casos é leve e autolimitada, o que significa que se resolve por conta própria sem intervenção médica. No entanto, alguns casos podem exigir hospitalização, fluidos intravenosos, antibióticos ou terapia anti-toxina.
A prevenção de doenças transmitidas por alimentos envolve seguir práticas seguras de manipulação de alimentos, como lavar as mãos antes e depois de manusear os alimentos, cozinhar bem os alimentos e na temperatura certa, armazenar os alimentos adequadamente e resfriar as sobras prontamente, evitar a contaminação cruzada entre alimentos crus e cozidos e usar utensílios e equipamentos limpos. Também envolve evitar comer carne, ovos ou laticínios crus ou mal cozidos, beber apenas leite pasteurizado ou água tratada e lavar frutas e vegetais antes de comê-los.
Infecções respiratórias
As infecções respiratórias são doenças causadas pela respiração ou inalação de bactérias ou suas toxinas que afetam os seios nasais, a garganta, as vias aéreas ou os pulmões. Algumas das bactérias mais comuns que causam infecções respiratórias são Streptococcus, Haemophilus, Moraxella e Chlamydia. Eles se ligam às membranas mucosas e danificam o revestimento do trato respiratório.Os sintomas variam dependendo da localização e gravidade da infecção, mas podem incluir dor de garganta, tosse, febre e dificuldade para respirar. A antibioticoterapia geralmente é eficaz no tratamento dessas infecções. A doença dos legionários é um tipo de pneumonia atípica causada pela Legionella pneumophila, uma bactéria gram-negativa em forma de bastonete. É mais comum em pacientes hospitalizados.
Exemplos: Tuberculose, pneumonia, faringite estreptocócica, etc.
A tuberculose é uma infecção crônica causada pelo Mycobacterium tuberculosis, uma bactéria em forma de bastonete que pode sobreviver em condições adversas. Afeta principalmente os pulmões, mas também pode se espalhar para outros órgãos, como cérebro, rins ou coluna vertebral. Pode causar tosse, dor no peito, perda de peso, suores noturnos e escarro com sangue. A tuberculose pode ser latente (inativa) ou ativa. A tuberculose latente não causa sintomas e não é contagiosa, mas pode se tornar ativa posteriormente. A tuberculose ativa causa sintomas e é contagiosa. A tuberculose pode ser diagnosticada por um teste cutâneo, um exame de sangue ou um teste de escarro. Pode ser tratada por uma combinação de antibióticos por vários meses.
A pneumonia é uma inflamação dos pulmões causada por várias bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Pode causar febre, calafrios, tosse, falta de ar e dor no peito. A pneumonia pode ser classificada como adquirida na comunidade ou adquirida no hospital, dependendo de onde a infecção foi adquirida. A pneumonia adquirida na comunidade é mais comum e menos grave do que a pneumonia adquirida no hospital. A pneumonia pode ser diagnosticada por uma radiografia de tórax, um exame de sangue ou um teste de escarro. Pode ser tratada com antibióticos ou medicamentos antivirais, dependendo da causa.
A faringite estreptocócica é uma infecção da garganta e das amígdalas causada por Streptococcus pyogenes, uma bactéria gram-positiva que aparece como cadeias de cocos. Pode causar dor de garganta, febre, gânglios linfáticos inchados e manchas brancas nas amígdalas. A faringite estreptocócica pode ser diagnosticada por um teste rápido de antígeno ou uma cultura da garganta.Pode ser tratada com antibióticos para prevenir complicações como febre reumática ou danos nos rins.
Causas, sintomas, tratamento e prevenção
A principal causa de infecções respiratórias é a inalação de bactérias ou suas toxinas que estão presentes no ar que respiramos. Isso pode acontecer devido à exposição a pessoas ou animais infectados, ar ou água poluída ou ventilação inadequada. Algumas pessoas são mais suscetíveis a infecções respiratórias do que outras devido a fatores como idade, tabagismo, asma, doença pulmonar crônica ou sistema imunológico enfraquecido.
Os sintomas das infecções respiratórias variam dependendo do tipo de bactéria envolvida e da parte do trato respiratório afetada. Eles geralmente incluem alguma combinação de tosse, espirros, dor de garganta, febre, dor de cabeça, fadiga e dificuldade para respirar.
O tratamento das infecções respiratórias depende do tipo e gravidade da infecção. A maioria dos casos é leve e pode ser tratada em casa com repouso, líquidos e medicamentos de venda livre para aliviar os sintomas. No entanto, alguns casos podem exigir atenção médica e medicamentos prescritos, como antibióticos ou esteróides, para combater a infecção e reduzir a inflamação.
A prevenção de infecções respiratórias envolve evitar contato com pessoas ou animais infectados; lavar as mãos com frequência; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; vacinar-se contra doenças bacterianas comuns, como coqueluche (coqueluche), difteria e tétano; parar de fumar; e manter uma boa qualidade do ar interior.
Infecções de pele
As infecções de pele são doenças causadas por bactérias que invadem a pele ou os tecidos sob a pele. Algumas das bactérias mais comuns que causam infecções de pele são Staphylococcus, Streptococcus e Pseudomonas. Eles podem causar vermelhidão, inchaço, dor, pus e, às vezes, febre ou calafrios. As infecções de pele podem variar de leves a graves e podem afetar qualquer parte do corpo. Alguns exemplos de infecções de pele são celulite, impetigo, furúnculos e fasciíte necrosante.
Exemplos: celulite, impetigo, furúnculos, etc.
A celulite é uma infecção das camadas profundas da pele e dos tecidos subcutâneos. Geralmente é causada por bactérias Streptococcus ou Staphylococcus que entram através de uma ruptura na pele, como um corte, ferida ou picada de inseto. Pode causar vermelhidão, calor, inchaço, sensibilidade e, às vezes, febre ou calafrios. A celulite pode afetar qualquer parte do corpo, mas é mais comum na parte inferior das pernas. A celulite pode se espalhar para a corrente sanguínea ou para os gânglios linfáticos e causar complicações graves se não for tratada imediatamente.
Impetigo é uma infecção contagiosa das camadas superficiais da pele. Geralmente é causada por bactérias Staphylococcus ou Streptococcus que entram através de uma ruptura na pele, como um arranhão, abrasão ou picada de inseto. Pode causar bolhas ou feridas que exsudam um líquido amarelado e formam crostas. Impetigo pode afetar qualquer parte do corpo, mas é mais comum na face, especialmente ao redor do nariz e da boca. O impetigo pode se espalhar para outras partes do corpo ou para outras pessoas por contato direto ou pelo compartilhamento de itens pessoais.
Furúnculos são inchaços cheios de pus que se formam sob a pele devido a uma infecção bacteriana de um folículo piloso ou de uma glândula sudorípara. Eles geralmente são causados por bactérias Staphylococcus que entram através de uma ruptura na pele, como um corte, pêlos encravados ou acne. Eles podem causar dor, vermelhidão, inchaço e, às vezes, febre ou calafrios. Os furúnculos podem afetar qualquer parte do corpo, mas são mais comuns no rosto, pescoço, axilas, virilha e nádegas. Os furúnculos podem romper e drenar pus ou sangue, o que pode espalhar a infecção para outras áreas da pele ou para outras pessoas.
Causas, sintomas, tratamento e prevenção
A principal causa de infecções de pele são as bactérias que invadem a pele ou os tecidos sob a pele através de uma ruptura na pele, como corte, ferida, picada de inseto, arranhão, abrasão ou acne.Algumas pessoas são mais propensas a infecções de pele do que outras devido a fatores como falta de higiene, diabetes, obesidade, distúrbios do sistema imunológico ou uso de esteróides ou antibióticos.
Os sintomas das infecções de pele variam dependendo do tipo de bactéria envolvida e da parte da pele afetada. Eles geralmente incluem alguma combinação de vermelhidão, calor, inchaço, dor, pus e, às vezes, febre ou calafrios.
O tratamento de infecções de pele depende do tipo e gravidade da infecção. A maioria dos casos é leve e pode ser tratada em casa com compressas mornas, analgésicos de venda livre e antibióticos tópicos. No entanto, alguns casos podem exigir atenção médica e medicamentos prescritos, como antibióticos orais ou drenagem cirúrgica.
A prevenção de infecções de pele envolve manter a pele limpa e seca; lavar as mãos com frequência; evitar compartilhar itens pessoais como toalhas, lâminas de barbear ou maquiagem; cobrindo feridas com bandagens; tratar a acne prontamente; e evitando coçar ou cutucar a pele.
Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são doenças causadas por bactérias, vírus, fungos ou parasitas que são transmitidos de uma pessoa para outra através do contato sexual. Algumas das DST bacterianas mais comuns são gonorréia, sífilis, clamídia e tricomoníase. Eles podem causar vários sintomas, como dor, corrimento, coceira, queimação, feridas ou verrugas na área genital. As DSTs também podem afetar outras partes do corpo, como olhos, boca, garganta ou ânus. As DSTs podem ter complicações graves, como infertilidade, doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica ou risco aumentado de infecção pelo HIV.
Exemplos: gonorréia, sífilis, clamídia, etc.
A gonorréia é uma infecção causada por Neisseria gonorrhoeae, uma bactéria diplococo gram-negativa que pode infectar a uretra, colo do útero, reto, garganta ou olhos.Pode causar dor ou ardor ao urinar, corrimento anormal do pênis ou da vagina, sangramento entre as menstruações, coceira ou sangramento anal, dor de garganta ou irritação nos olhos. A gonorreia pode ser diagnosticada por um teste de urina ou um teste de zaragatoa. Pode ser tratada com antibióticos como ceftriaxona ou azitromicina. No entanto, algumas cepas de gonorréia tornaram-se resistentes a antibióticos e podem exigir mais de um medicamento para curar.
A sífilis é uma infecção causada pelo Treponema pallidum, uma bactéria espiroqueta que pode infectar qualquer parte do corpo. Possui quatro estágios: primário, secundário, latente e terciário. No estágio primário, uma ferida indolor chamada cancro aparece no local da infecção. No estágio secundário, uma erupção cutânea aparece na pele e nas membranas mucosas. Na fase latente, não há sintomas, mas a bactéria permanece no organismo. No estágio terciário, as bactérias danificam o coração, cérebro, nervos, ossos ou outros órgãos. A sífilis pode ser diagnosticada por um exame de sangue ou um teste de zaragatoa. Pode ser tratada com antibióticos como penicilina ou doxiciclina.
A clamídia é uma infecção causada pela Chlamydia trachomatis, uma bactéria intracelular obrigatória que pode infectar a uretra, colo do útero, reto, garganta ou olhos. Pode causar dor ou ardência durante a micção, corrimento anormal do pênis ou da vagina, sangramento entre os períodos, dor pélvica, dor lombar ou febre. A clamídia pode ser diagnosticada por um teste de urina ou um teste de zaragatoa. Pode ser tratada com antibióticos como azitromicina ou doxiciclina.
Causas, sintomas, tratamento e prevenção
A principal causa das ISTs é ter relações sexuais desprotegidas (oral, vaginal ou anal) com alguém que tenha uma infecção. Algumas DSTs também podem ser transmitidas por contato não sexual, como compartilhamento de agulhas ou transfusões de sangue. Algumas pessoas podem não apresentar nenhum sintoma de DSTs e podem não saber que estão infectadas. Isso aumenta o risco de espalhar a infecção para outras pessoas e desenvolver complicações.
Os sintomas das DSTs variam dependendo do tipo de bactéria envolvida e da parte do corpo afetada. Eles geralmente incluem alguma combinação de dor, corrimento, coceira, queimaduras ou verrugas na área genital. Algumas DSTs também podem causar febre, erupção cutânea ou gânglios linfáticos inchados.
O tratamento das DSTs depende do tipo e gravidade da infecção. A maioria dos casos pode ser curada por antibióticos se tomados correta e completamente. No entanto, algumas DSTs podem exigir mais de um curso de antibióticos ou podem não ser curáveis (como o HIV). É importante acompanhar o seu médico após o tratamento para garantir que a infecção tenha desaparecido e evitar a reinfecção.
A prevenção das ISTs envolve a prática de sexo seguro, usando camisinha sempre que fizer sexo; limitando seu número de parceiros sexuais; fazer exames regularmente para DSTs; e evitar sexo se você ou seu parceiro tiverem quaisquer sintomas de DSTs.
Diagnóstico e Tratamento de Doenças Bacterianas
Como as doenças bacterianas são diagnosticadas?
As doenças bacterianas são diagnosticadas por vários testes que podem detectar a presença de bactérias ou suas toxinas no corpo. Alguns desses testes são:
Hemocultura: Uma amostra de sangue é retirada de uma veia e incubada em um meio especial que permite o crescimento de bactérias. Se as bactérias estiverem presentes, elas podem ser identificadas por sua aparência ao microscópio ou por testes bioquímicos.
Cultura de urina: Uma amostra de urina é coletada em um recipiente estéril e incubada em um meio especial que permite o crescimento de bactérias. Se as bactérias estiverem presentes, elas podem ser identificadas por sua aparência ao microscópio ou por testes bioquímicos.
Cultura de swab: Uma amostra de fluido ou tecido é retirada da área infectada (como garganta, nariz, ouvido ou ferida) e incubada em um meio especial que permite o crescimento de bactérias. Se as bactérias estiverem presentes, elas podem ser identificadas por sua aparência ao microscópio ou por testes bioquímicos.
Cultura de fezes: Uma amostra de fezes é coletada em um recipiente estéril e incubada em um meio especial que permite o crescimento de bactérias. Se as bactérias estiverem presentes, elas podem ser identificadas por sua aparência ao microscópio ou por testes bioquímicos.
Teste de antígeno: Uma amostra de sangue, urina ou fluido é testada quanto à presença de antígenos específicos (proteínas) produzidos por bactérias. Se os antígenos estiverem presentes, eles podem indicar o tipo de bactéria que está causando a infecção.
Teste de anticorpos: Uma amostra de sangue é testada quanto à presença de anticorpos específicos (proteínas) que são produzidos pelo sistema imunológico em resposta a bactérias. Se os anticorpos estiverem presentes, eles podem indicar o tipo de bactéria que está causando a infecção ou uma exposição anterior a ela.
Teste de toxina: Uma amostra de sangue, urina ou fluido é testada quanto à presença de toxinas específicas (venenos) produzidas por bactérias. Se as toxinas estiverem presentes, elas podem indicar o tipo e a gravidade da infecção.
Como são tratadas as doenças bacterianas?
As doenças bacterianas são tratadas por vários medicamentos que podem matar ou inibir o crescimento de bactérias. Algumas dessas drogas são:
Antibióticos: Drogas que visam partes ou funções específicas de bactérias, como síntese da parede celular, síntese de proteínas, replicação do DNA ou metabolismo. Eles podem ser classificados em diferentes grupos com base em sua estrutura química, modo de ação, espectro de atividade ou perfil de resistência. Alguns exemplos de antibióticos são penicilina, cefalosporina, tetraciclina, macrólido, quinolona e sulfonamida.
Antitoxina: Drogas que neutralizam ou bloqueiam os efeitos das toxinas produzidas por bactérias. Podem ser substâncias naturais ou sintéticas que se ligam às toxinas e impedem que prejudiquem as células ou tecidos. Alguns exemplos de antitoxina são soro antitoxina, antitoxina botulínica e antitoxina tetânica.
Cuidados de suporte: Medidas que ajudam o corpo a combater a infecção e a se recuperar de seus sintomas.Eles podem incluir fluidos, eletrólitos, oxigênio, alívio da dor, redução da febre, tratamento de feridas e nutrição.
Conclusão
Resumo dos pontos principais
As doenças bacterianas são doenças causadas por infecções bacterianas que podem afetar várias partes do corpo. Eles podem ser classificados em diferentes tipos com base na fonte, modo de transmissão, localização e sintomas da infecção. Alguns tipos comuns de doenças bacterianas são doenças transmitidas por alimentos, infecções respiratórias, infecções de pele e infecções sexualmente transmissíveis. As doenças bacterianas podem ser diagnosticadas por vários testes que podem detectar a presença de bactérias ou suas toxinas no organismo. As doenças bacterianas podem ser tratadas por vários medicamentos que podem matar ou inibir o crescimento de bactérias ou neutralizar suas toxinas. Os cuidados de suporte também podem ajudar o corpo a combater a infecção e se recuperar de seus sintomas.
Importância da prevenção e conscientização
As doenças bacterianas podem ter consequências graves para a saúde e o bem-estar se não forem tratadas de forma rápida e adequada. Eles podem causar dor, desconforto, incapacidade ou até mesmo a morte. Eles também podem se espalhar para outras pessoas e causar surtos ou epidemias. Portanto, é importante prevenir doenças bacterianas seguindo boas práticas de higiene; evitar contato com pessoas ou animais infectados; praticar manipulação segura de alimentos e sexo seguro; ser vacinado contra doenças bacterianas comuns; e procurar atendimento médico se ocorrerem sintomas. Também é importante estar atento aos sinais e sintomas de doenças bacterianas; as causas e modos de transmissão; as opções de diagnóstico e tratamento; e as potenciais complicações e riscos.
perguntas frequentes
Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre doenças bacterianas:
Qual a diferença entre bactérias e vírus?Bactérias e vírus são organismos microscópicos que podem causar doenças. No entanto, eles têm algumas diferenças importantes. As bactérias são seres vivos com apenas uma única célula que pode se reproduzir por conta própria.Os vírus não são seres vivos, mas partículas de material genético (DNA ou RNA) envoltas por uma capa de proteína que precisam de uma célula hospedeira para se reproduzir. As bactérias podem ser mortas por antibióticos, mas os vírus não.
Como posso saber se tenho uma infecção bacteriana ou uma infecção viral?Pode ser difícil dizer a diferença entre uma infecção bacteriana e uma infecção viral com base apenas nos sintomas. Porém alguns indícios que podem indicar uma infecção bacteriana são: febre alta (>38C); pus ou sangue na secreção; dor forte; piora dos sintomas após melhora inicial; ou falha em responder a medicamentos de venda livre. A única maneira de confirmar o tipo de infecção é fazendo um teste de laboratório que pode identificar a bactéria ou o vírus causador da infecção.
Quais são os riscos da resistência aos antibióticos?A resistência aos antibióticos é a capacidade das bactérias de sobreviver ou crescer na presença de antibióticos que normalmente as matam ou inibem. Pode ocorrer quando as bactérias sofrem mutações ou adquirem genes que as tornam resistentes a antibióticos. Também pode ocorrer quando os antibióticos são usados incorretamente ou desnecessariamente, como tomá-los para infecções virais, não terminar o curso prescrito ou usar sobras ou antibióticos vencidos. A resistência aos antibióticos pode tornar as infecções bacterianas mais difíceis de tratar e mais propensas a causar complicações ou morte. Também pode levar ao surgimento de superbactérias, que são bactérias resistentes a vários ou a todos os antibióticos.
Como prevenir doenças bacterianas?Você pode prevenir doenças bacterianas seguindo estas etapas:
- Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evite o contato com pessoas que tenham infecções bacterianas ou suas secreções.
- Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e descarte os lenços de papel adequadamente.
- Pratique manipulação segura de alimentos e sexo seguro.
- Vacine-se contra doenças bacterianas comuns, como coqueluche, difteria, tétano, meningite e doença pneumocócica.
- Procure assistência médica se tiver sintomas de uma infecção bacteriana e siga os conselhos do seu médico sobre tratamento e prevenção.
Onde posso encontrar mais informações sobre doenças bacterianas?Você pode encontrar mais informações sobre doenças bacterianas em fontes confiáveis, como:
- O seu médico ou prestador de cuidados de saúde.
- Seu departamento de saúde local ou agência de saúde pública.
- O site dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC):
- Site da Organização Mundial da Saúde (OMS):
- O site da Mayo Clinic:
0517a86e26
Comments